Bitcoin em níveis de extrema ganância não vistos desde o Rally de junho de 2019

O Bitcoin Fear and Green Index exibe níveis de „ganância extrema“ não vistos em mais de um ano quando o BTC subiu para $16.000. O que ele sugere?

O Bitcoin tem aproveitado as últimas semanas com aumentos de preços impressionantes, registrando novos máximos anuais. Como seu preço chegou a $16.000 horas atrás, a comunidade se tornou excessivamente otimista, de acordo com uma métrica popular chamada índice Fear & Greed. Entretanto, a história mostra que cenários similares podem levar a quedas acentuadas de preços.

A ganância extrema se apodera do BTC
É seguro dizer que a Bitcoin entrou em um mercado de touros após ganhar mais de US$ 5.000 em cerca de um mês. Além de pintar sua etiqueta de preço mais alto desde janeiro de 2018, a principal moeda criptográfica também expandiu significativamente seu domínio sobre as moedas alternativas.

Como normalmente acontece, a comunidade de moedas criptográficas tem seguido e aplaudido o impressionante desempenho de preços da BTC. O popular apresentador de TV Max Keiser previu $28.000 por moeda, enquanto o CEO da Digital Galaxy Mike Novogratz disse que a Bitcoin acaba de entrar em seu „grande mercado de touro“.

O índice Medo e Ganância também apóia a narrativa positiva. O popular recurso de monitoramento calcula vários tipos de dados, incluindo volume, pesquisas, mídia social e volatilidade, e fornece os sentimentos gerais dos investidores em relação ao atual panorama do mercado de Bitcoin.

O resultado final pode variar de 0 (medo extremo) a 100 (ganância extrema). Como o gráfico abaixo demonstra, o índice está situado no fundo do campo „ganância extrema“ com uma pontuação de 90.

Dados históricos do Índice de Medo e Ganância. Fonte: Eu alternativo

Dados históricos do Fear And Greed Index. Fonte: Eu alternativo
Além disso, a „Bitcoin euphoria (positividade) métrica“ da empresa de análise Santiment indica que as velas de sentimento social ponderado de 2 horas atingiram recentemente também uma alta de 12 meses. A empresa disse que quando a BTC subiu mais de 14.000 dólares há alguns dias, o „sentimento geral nas plataformas sociais disparou“.

Bitcoin Euphoria Metric On Social Media. Fonte: BTC: Santiment
Pode a ganância ser ruim?
Embora Gordon Gekko tenha pregado no clássico filme Wall Street de 1987 que „a ganância é boa, a ganância é certa, a ganância funciona“, isso pode não ser o caso do índice F&G e do sentimento extremamente positivo, pelo menos de acordo com a história.

A última vez que o índice mostrou um número tão „ganância extrema“ de 90 ou acima foi em junho de 2019. Ele veio depois de outra perna impressionante que resultou na alta anual da BTC de US$ 13.900.

No entanto, o que se seguiu foi completamente o oposto do que a comunidade esperava. Nas semanas seguintes, a BTC não conseguiu manter seu nível e, depois de um forte mergulho de nariz afundado abaixo de 10.000 dólares.

Como tal, vale a pena notar que o índice F&G não é um indicador de preço adequado. Pelo contrário, pode significar uma possível inversão de tendência.